sábado, 21 de novembro de 2009

TUDO SOBRE COMBUSTÍVEIS NA PIROFAGIA



COMBUSTIVEIS QUE NUNCA DEVEM SER USADOS
Pesquisa de Luana Macena



  O álcool etílico 98%, tem fogo quente, muito quente, chegando a uma temperatura muito alta, e propagando muito rápido, ele é tão perigoso que foi proibida a comercialização no Brasil, e o álcool de postos de gasolina contem vários produtos aditivos, como chumbo, e gasolina que fazem muito mal a saúde. Não faça pirofagia com álcool. Isso pode matar você. Álcool etílico é a maior causa de acidentes domésticos graves.
  A gasolina, e o diesel vendido em postos é uma verdadeira mistura, com várias substâncias muito perigosas à saúde como ácidos, e chumbo, que são misturados para render melhor em carros, quando eles misturam estas substâncias é mudada completamente as propriedades originais destes combustíveis. Gasolina e álcool combustíveis e também o óleo diesel contém venenos e podem matar.
            Tinner, benzina e outros solventes, eles colam e grudam, e queimam aonde encostam, são utilizados em bombas caseiras como o coquetel molotov, por suas propriedades de fogo. Limpadores de cozinha, querosene para limpeza de pisos, mesmo falando que são querosene puro, contém muitas substâncias que fazem mal a saúde. Metanol é perigoso, só o contato com o corpo pode matar, como também o vapor, e mais outras coisas. No Brasil é usado para aviões de aeromodelo, mas também é utilizado como combustível de jatos e até foguetes. Metanol é muito perigoso. ESTES PRODUTOS MATAM SE INGERIDOS.
           Fluídos de lampião e de isqueiro, eles queimam muito e fazem um fogo enorme, tome muito cuidado. Até podem ser usados em apresentações, nunca, jamais podem ser colocados na boca.
Segundo o dicionário Aurélio Buarque Holanda, COMBUSTÍVEL “Que, ou substância ou produto que produz combustão

Existem 2 tipos de combustíveis:
FOGO QUENTE - É todo combustível em que a chama corre em direção ao combustível.
              EX.: Álcool, gasolina, tinner...

FOGO FRIO - É todo combustível em que a chama não corre em direção ao combustível.
              EX.: Querosene, óleo diesel, parafina líquida (isoparafina – geralmente encontrada em farmácia de manipulação ou loja de artesanato), água de fogo...
           Como se pode perceber, não há nenhum combustível que se utilize na pirofagia que não seja prejudicial à saúde, o que existe são combustíveis menos prejudiciais. A escolha do combustível depende de quem irá utilizar, do seu organismo, do seu poder financeiro e cidade onde o pirofagista mora. Falo do organismo, pois cada combustível tem suas conseqüências, reações alérgicas... E poder financeiro, uma vez que, a variação de preço entre eles é um fator a se considerar. A localidade facilita ou prejudica na compra dos combustíveis. Só a demanda do mercado fará com que certos produtos apareçam nas prateleiras.


INFORMAÇÕES ADICIONAIS SOBRE ALGUNS COMBUSTÍVEIS



QUEROSENE

          
O querosene tem a principal propriedade que interessa à um pirofagista, é uma chama fria, ele só pega fogo em uma temperatura muito elevada, ou em partículas. Se você encher um copo com querosene e chegar fogo próximo a ele, ele não vai acender, o mesmo acontece se ele cair no chão ou se cair fogo no recipiente que o contém.

           É fácil de encontrar em qualquer posto de gasolina. Prefira sempre os querosenes filtrados e de grandes postos de gasolina, como o BR. Atualmente, existem outras marcas que dizem ser filtradas e até podem ser, mas o gosto é diferente do BR, eles são mais amargos e travosos. É, querosene tem gosto, um gosto e um cheiro muito forte e sua fumaça pode intoxicar as pessoas., por isso evite locais fechados sem circulação de ar. Possui também uma chama forte e densa, que agüenta ventos fortes e manobras altas

Segundo a PETROBRÁS, existem 2 tipos de querosene, cada uma com suas especificidades, muito cuidado na escolha.

Querosene Iluminante
            É um composto formado por uma mistura de hidrocarbonetos alifáticos, naftênicos e contendo médios teores de aromáticos, cujo ponto de fulgor médio é de aproximadamente 46ºC com faixa de destilação compreendida entre 150 e 300 ºC. Este produto deve ser mantido longe de fontes de ignição, chamas e faíscas. É classificado como um produto irritante. Deve-se evitar inalação de seus vapores e contato prolongado com a pele Possui uma ampla curva de destilação, o que lhe confere um grande poder de diluição e uma taxa de evaporação lenta. Seu ponto de fulgor oferece relativa segurança ao manuseio.

Utilizado como diluente de tintas, empregado para o acerto de viscosidade e para conferir à tinta um poder de retocabilidade, que é permitido devido a sua evaporação lenta.
Pode ser utilizado como diluente de Parafinas e Ceras de Carnaúba na fabricação de ceras para pisos. Outra aplicação importante, amplamente empregada, é como veículo de formicidas e cupinicidas.



Solbrax QP
            É derivado da destilação das frações do petróleo, formado por uma mistura de hidrocarbonetos de C10 ao C14+, da família dos alifáticos, naftênicos e aromáticos, com faixa de destilação compreendida entre 150 e 300ºC e ponto de fulgor médio é de 40ºC. Este produto deve ser mantido longe de fontes de ignição, chamas e faíscas. Deve-se evitar a inalação de seus vapores e contato prolongado do líquido com a pele. Possui curva de evaporação lenta e baixos teores de enxofre, não possuindo odor desagradável. O ponto de fulgor do SOLBRAX QP oferece segurança no seu manuseio.

Utilizado como solvente de tintas empregadas para solubilizar as resinas formadoras de película e para acerto de viscosidade. Pela sua lenta curva de evaporação, proporciona à tinta uma secagem lenta, o que lhe confere uma ótima característica de retocabilidade.
Também pode ser utilizado como produto de limpeza na indústria de metais, sendo um excelente desengordurante.




ÁGUA DE FOGO 

            A água de fogo tem as mesmas propriedades do querosene, mas é completamente inodoro, isto é, não tem cheiro, e é mais limpa, assim faz um pouco menos mal a saúde, FAZ MENOS MAL! Mas infelizmente é quase impossível encontrar no Brasil, e quando se encontra... Descobre-se que é proibido trazer na mala, apensar de não ter outra utilidade, senão pirofagia.

Contrariamente ao que se pensa, a Água de Fogo é um produto perigoso! É um produto inflamável que contém derivados do petróleo e que pode causar danos de saúde irreparáveis quando ingerido ou inalado.

Muitos desaconselham utiliza-lo para cuspir fogo. Só deve ser realizada por pessoas experientes, conhecedoras das técnicas, perigos e medidas de segurança. Quem cospe fogo deve ser conhecedor das conseqüências que podem advir de tal atividade.

Proibida à venda a menor de 18 anos e sujeito a assinatura de termo de responsabilidade.

PARAFINA LIQUIDA OU ISOPARAFINA


  Parafina liquida, tem uma boa chama e não faz muito mal, mas custa caro. Mais pura e limpa que o querosene, também não tem gosto e nem cheiro, e é propriamente usada para locais com pouco vento ou fechados!Dizem que quando é pura pode ser misturada com vários produtos para dar cheiro, cor e para render mais. No Brasil, mais uma vez é quase impossível achar pura, e as misturas - a maioria - são muito perigosas, por que não sabermos exatamente o que elas contêm. Portanto, se não tiver total certeza de que é pura... Não faça nenhum tipo de mistura.

Segundo a PETROBRÁS, existem 3 tipos de parafina, cada uma com suas especificidades, muito cuidado na escolha.


           Todas as parafinas são INICIALMENTE compostas de uma mistura de hidrocarbonetos saturados de alto peso molecular e são obtidas pelo refino dos óleos lubrificantes. Possuem seus átomos de carbono organizados em cadeias abertas, utilizando apenas ligações simples, podendo ser cadeias ramificadas ou normais.




PARAFINA DE GRAU ALIMENTAR
           Pelo seu processo de fabricação, elas são de alto grau de pureza, enquadrando-se nos limites de absorção de ultravioleta que atende às especificações do FDA (Food and Drugs Administration).

Parafina 140/145ºF-FG-1 é utilizada:
● Como protetor de cereais;
● Na parafinação de frutas e queijos;
● Na indústria de cosméticos (batons, lápis e cremes);
● Na formulação de produtos farmacêuticos ;
● Nas indústrias de parafinação de papel;
● Confecção de embalagens para alimentos e congelados;
● Na elaboração de moldes ortodônticos.

Parafina 170/190ºF-FG-1 é utilizada:
● Como protetor de cereais;
● Na parafinação de frutas e queijos;
● Na indústria de cosméticos (loções, protetores, cremes de limpeza);
● Nas indústrias de parafinação de papel.





PARAFINAS INDUSTRIAIS
            O alto grau de refino a que são submetidas faz com que possuam cor branca e excelente estabilidade química.

Parafina 120/125ºF - 3 é utilizada:
● Na indústria de fósforos, curtumes e emulsões;
● Na composição de artefatos de borracha;
● Na fabricação de emulsões para indústria têxtil;
● Como aditivo na fabricação de pneumáticos.

Parafina 130/135ºF - 1 é utilizada:
● Na manufatura de velas;
● Na indústria de parafinação de papéis;
● Na composição de artefatos de borracha;
● Na composição de ceras em geral.

Parafina 140/145ºF - 1 e 2 são utilizadas:
● Na fabricação de velas;
● Como impermeabilizante de papéis e embalagens, lonas e frigoríficos;
● Como aditivo na fabricação de pneumáticos e produtos químicos;
● Na composição de ceras em geral;
● Como aditivo na formulação de tintas e vernizes.

Parafina 150/155ºF - 2 é utilizada:
● Na fabricação de velas;
● Como impermeabilizante de papéis e embalagens, lonas e frigoríficos;
● Na fabricação de pneumáticos e artefatos de borracha;
● Na parafinação de frutas e queijos.

Parafina 170/190°F - 1 é utilizada:
● Como material isolante de eletricidade e impermeabilizantes;
● Na fabricação de polidores e ceras domésticas;
● Artefatos de borracha;
● "HOT-MELT"



PARAFINAS INDUSTRIAIS PULVERIZADAS

            Suas principais vantagens são: Facilidade de manuseio/dosagem; Fusão mais rápida com conseqüente economia de energia; Diminuição das perdas de processo; Níveis altos de produtividade.



FLUÍDO COM CITRONELA OU FLUÍDO PARA TOCHEIRO

A citronela é uma planta aromática que ficou bem conhecida por fornecer matéria-prima (óleo essencial) para a fabricação de repelentes contra mosquitos e borrachudos. Considerado um ótimo repelente, o óleo da citronela é rico gerânio e citronela. É o preço é um pouco alto se comparado com a Isoparafina. Este produto possui aroma agradável e ideal para ambientes fechados em que o perfume não cause incômodo para quem assististe.

FLUÍDO SEM CITRONELA OU FLUÍDO PARA TOCHEIRO


O mais fácil de se achar é da marca ARGA. Produto inodoro ideal para qualquer tipo de ambiente fechado ou aberto.


OBS.: SOBRE COM OU SEM CITRONELA

             1º A citronela é um produto que gera discussões, pois enquanto alguns dizem que o ideal é a citronela, existem outros que dizem que ideal é o fluído sem citronela, e como somente pesquisei, mas não testei, o que posso dizer é que me PARECE que ambos são perigosos.

              2º Ambos são conhecidos como fluído para tocheiro as diferenças são perfume e preço



ARMAZENAMENTO

Armazenar equipamentos de fogo, e principalmente, os combustíveis e produtos químicos que serão utilizados é uma tarefa muito difícil. Evite garrafas PET comuns, elas soltam pedaços e poluem o combustível, prefira garrafas de vidro, ferro, ou alumínio. Teste antes para ver se não ocorre uma reação química entre o recipiente e produto. Independente disso, tome muito cuidado para não deixar perto de fogo, evite o estoque combustíveis e produtos, tenha sempre o que vai utilizar num curto espaço de tempo.

            Evite durante uma apresentação utilizar o recipiente original do fluído e se o fizer, retire ou cubra o rótulo evitando que inexperientes e inconseqüentes identifiquem o produto, comprem e causem acidentes. Não digo para quem está assistindo o nome do produto que estou usando, sempre digo:
- “É líquido mágico. Um produto especial para pirofagistas!!!”
           E quando alguém percebe que pelo cheiro que é querosene ou alguém derivado do petróleo, respondo:
- “ Álcool, querosene, gasolina, diesel... tudo isso queima. Isso é líquido mágico, só compra com autorização!” Nem sob tortura digo o que é.


CONCLUSÃO

Pela visão química, nenhum produto químico acima citado é recomendado para ser utilizado no ato de cuspir fogo, só um louco ou um louca de pedra, (feito eu) colocaria um produto desses na boca... e o pior tem M-U-I-T-A gente que coloca, e dá o maior show. E ÁI VAI ARRISCAR?

9 comentários:

  1. me chamo JCDayana GOSTEI E ME ENQUANTEI VOU ESTUDAR PIRAFOGIA E QUANDO EU ESTIVER SEGURA EU FAÇO JÁ QUE TRABALHO COM EVENTOS DE NIVER ESSA É UMA BOA

    ResponderExcluir
  2. ola meu nome é marcelo , eu achei a ISOPARAFINA
    pura e o FLUÍDO PARA TOCHEIRO esse é o link :
    http://www.argacomercial.com.br/produtos.html

    ResponderExcluir
  3. pois é... trabalhamos com a dança do fogo e a arte de cuspir fogo no entanto usamos querosene nessa arte mais nem sempre achamos o mais adequado,por isso estamos procurando informações sobre os produtos apropriados para esse trabalho e onde encontra para que possamos trabalhar com mais segurança e fiquei muito contente com essas informações. peço que me mandem endereços de alguma casa que vendem esses produtos e de preferencia em Belo Hohizonte-mg se possivel. obrigado. Milton Roque EMAIL: milton-roque@hotmail .com

    ResponderExcluir
  4. Adorei! Muito informativo. Faço pirofagia e sempre usei querosene. Já ouvir falar da parafina líquida, e consegui achar a pura, ainda não tive a oportunidade de usá-la, porém, já vi gente ulizando-a e fica encantador, e estava querendo informações se ela era segura mesmo Essa informações me foram muito eficaz. Agradeço por compartilha suas informações, me ajudou muito.

    ResponderExcluir
  5. Tenho uma fabrica de velas e vendo parafina liquida PURA. Se quiserem comprar acessem o site www.velasbistrot.com.br
    Abs

    ResponderExcluir
  6. Tenho uma fabrica de velas e vendo parafina liquida PURA. Se quiserem comprar acessem o site www.velasbistrot.com.br
    Abs

    ResponderExcluir
  7. Oi faço pirofagia com querosene e gostaria de fazer com alguma bebida pois vou trabalhar em um bar e queria treina qual bebida tem uma combustão mais lenta

    ResponderExcluir
  8. Oi faço pirofagia com querosene e gostaria de fazer com alguma bebida pois vou trabalhar em um bar e queria treina qual bebida tem uma combustão mais lenta

    ResponderExcluir
  9. Boa tarde, meu nome é Carlos Alberto Sou distribuidor de parafina líquida incolor e sem cheiro para malabares de fogo.
    O produto que trabalhamos é uma mistura de óleo mineral, especial para colocar na boca. Não tem cheiro e não faz fumaça.
    Você pode comprar pelo site e pagar da forma que desejar ou diretamente conosco por e-mail
    Melhor preço e qualidade só aqui, confira !!!
    Caixa com 20 garrafas pet de 1 litro R$ 337,80
    Faturado no boleto 28 dias
    À vista 3% de desconto
    Frete por conta do comprador
    Site www.decoracoes.loja2.com.br ou nos envie um e-mail
    Estamos on line 24horas por WhatsApp (11) 96061-3980
    Aguardo seu contato

    ResponderExcluir