sexta-feira, 27 de novembro de 2009

MANTAS OU TECIDOS PARA REVESTIR TOCHAS PARA PIROFAGIA

Luana Macena

TECIDOS OU MANTAS IDEAIS PARA REVESTIR TOCHAS

Toda tocha usada na pirofagia é composta basicamente por um cabo, que pode ser de alumínio, ferro ou madeira e pavio onde é colocado o combustível e aceso o fogo. Tanto o cabo quanto o pavio é de livre escolha do pirofagista. Mas devemos levar em consideração alguns fatores:
1. Não deve ser pesado. Tem que ser confortável a utilização do aparelho.
2. Não deve ser muito grande se a intenção for cuspir, a distância ideal é: segurando a tocha entre os dedos, gire-o em direção ao peito, como se quisesse passar o fogo próximo do rosto (mas faça isso sem acender a tocha para não haver acidentes), a tocha não pode bater no peito e nem no rosto. Como também não deve ficar muito distante, algo em torno de 10cm.
3. O pano utilizado de dever ser 100%, pois durante a queima ele deverá escurecer e se desfazer. Não pode derreter como plástico. Nada de lycra, crepe... É uma tocha inicial, pois requer a permanente troca e não dura mais do umas 3 apresentações.
4. O ideal são os tecidos especiais, criados para suportar altas temperaturas sem pegar. A chama dessas tochas é superficial, porém duradoura. A manutenção em alguns casos é cada 2 ou 3 anos.
Após essas informações iniciais, analisaremos as especificidades de cada tecido ou manta, e fica a critério de cada pirofagista o que melhor lhe convém ou é compatível com o seu bolso.


TECIDO DE ALGODÃO

Tecido de algodão para panos de chão é fácil de encontrar de geralmente é vendida como saco, pois possuem um grande poder de absorção e isto vale também para querosene ou qualquer outro combustível a base de petróleo. Pode ser encontrado como tecido de algodão ou em derivados como o famoso jeans.
Nestes casos o tecido se desfaz muito rápido, são difíceis de amarar, ou se prende com tiraras do próprio tecido, e tem que se ter cuidado para que durante a apresentação o pavio não voe e acerte alguém, ou prender com arame ou parafusos, e temos que lembrar que essa tocha não pode ser passada na pele, afinal, o metal é um grande condutor de calor.


AMIANTO OU ASBESTO

O amianto ou asbesto é uma fibra mineral natural sedosa que, por suas propriedades físico-químicas (alta resistência mecânica e às altas temperaturas, incombustibilidade, boa qualidade isolante, durabilidade, flexibilidade, indestrutibilidade, resistente ao ataque de ácidos, álcalis e bactérias, facilidade de ser tecida etc.), abundância na natureza, e principalmente, baixo custo para extração, foi por muito tempo o grande herói e que depois se transformou em grande vilão.
O amianto é uma fibra comprovadamente cancerígena, seus transtornos são causados pelo manuseio, inalação das fibras ou pela fumaça produzida durante a queima. Entre as doenças provocadas pelo contato com o amianto estão a asbestose (doença crônica pulmonar de origem ocupacional), cânceres de pulmão e do trato gastrointestinal e o mesotelioma, tumor maligno raro e de prognóstico sombrio, que pode atingir tanto a pleura como o peritônio, e tem um período de latência em torno de 30 anos. Atualmente, é proibido na Europa e em todos os municípios de 2 Estados brasileiros, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro e em 21 municípios de São Paulo.
Devido as proibições, foram criados alguns dos materiais para substituir o aminato que são: silicato de cálcio, fibra de carbono, fibra de celulose, fibra cerâmica, fibra de vidro, fibra de aço, wollastonite, aramida, polietileno, polipropileno, politetrafluoretileno.
Apesar das informações acima, sou defensora do amianto baseada na durabilidade da chama, que demora a apagar e que permite ao pirofagista se apresentar mesmo debaixo de chuva. A teoria de que a água apaga o fogo não pode ser aplicada, neste caso não é uma verdade absoluta. Até apaga, se for um jato direcionado.


FIBRAS ARAMIDAS OU KEVLAR

Kevlar é uma marca registada da DuPont para uma fibra sintética de para-aramida muito resistente e leve.
As fibras aramidas vieram para salvar os pirofagistas em geral, que concordam que pirofagia por si só já é um risco, então para quê arranjar mais um. É uma manta de fibra de carbono, na maioria das vezes de cor amarela, que foi desenvolvido na corrida espacial, pela Rússia e pelos E.U.A. Onde não há propagação do fogo, possui boa durabilidade e sua principal vantagem é que pode até ser usado direto com o corpo como luvas e roupas.
As fibras aramidas é uma manta tão apreciada hoje que é usado em vários ramos de tecnologia, como nas roupas de astronautas, pilotos de formula 1, bombeiros, e trabalhadores de refinarias.
Trata-se de um polímero resistente ao calor e sete vezes mais resistente que o aço com a vantagem de suportar peso, tanto que é usado na fabricação de cintos de segurança, cordas, construções aeronáuticas e coletes à prova de bala...
Fórmula química básica é: (-CO-C6H4-CO-NH-C6H4-NH-)n

Um comentário:

  1. Couro de vaca é otimo para pirofagia. Couro tipo Camurça. Demora parar desfazer e queima bem.

    ResponderExcluir